A auditoria como ação de prevenção de fraudes e erros

Fluxo Assessoria Contábil e Empresarial reforça a importância dos processos de controle interno
Fraudes e erros na contabilidade são conhecidos como atos intencionados ou não intencionados, respectivamente. São problemas enfrentados em todos os países que têm exigido maior atenção nas entidades, sejam elas públicas ou privadas. A auditoria interna exerce um papel fundamental na verificação dessas irregularidade e inconsistências, de modo que as organizações devem tomas alguns cuidados para prevenir comportamentos inadequados em suas operações.
A auditoria contábil é um processo de análise e busca de precisão na área financeira de uma entidade, que permite verificar registros contábeis, identificar falhas de controle e irregularidades na gestão. Com o procedimento, se garante a qualidade, a transparência e a segurança dos controles internos, mostrando as dificuldades e ajudando a melhorar as áreas financeira e de gestão.
As técnicas de auditoria são procedimentos adotados pelo auditor para verificar a veracidade ou não das informações contábeis. Portanto, vale lembrar que, as análises dos documentos auditados devem ser conduzidas de forma minuciosa, com o máximo de atenção e senso de responsabilidade para que a base das conclusões e recomendações do auditor tenha credibilidade. Como se sabe, a auditoria trabalha para auxiliar os gestores no melhoramento do processo administrativo e operacional. Para isso, estuda os fatos do passado e do presente visando o futuro, comparando as técnicas de planejamento e controle com a execução operacional.
Para a execução do trabalho de auditoria são realizados procedimentos técnicos a fim de obter evidências que servirão de base para a formação da opinião do auditor quanto às demonstrações contábeis da empresa. Assim sendo, é importante ressaltar que, dentro desse trabalho, o estudo e a avaliação dos controles internos devem ser realizados com o maior rigor, pois a dimensão do trabalho está intrinsecamente ligada ao grau de confiabilidade desses controles.
Antes de elaborar o plano ou programa que guiará os trabalhos de auditoria, é necessário observar como se encontram os controles da empresa: quanto melhor o controle, mais segurança para o trabalho; quanto menor o controle, mais cuidado será exigido na execução das tarefas.
O controle interno de uma empresa é definido como um plano de organização e o conjunto de métodos e medidas adotados para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e o grau de confiança de seus dados contábeis, bem como promover a eficiência operacional. A grande relevância do controle interno é que precisa possuir qualidade, já que uma de suas funções é a de prevenção contra erros e fraudes.
O principal aspecto da auditoria não é a detecção da fraude, mas sim o de emitir uma opinião quanto à veracidade das demonstrações contábeis; no entanto, na execução do trabalho poderão ser detectados erros ou fraudes, cabendo ao auditor o dever de comunicar a administração da empresa, bem como seus reflexos nas demonstrações contábeis, incluindo também sugestões de correções.
Ao verificar indícios de fraude ou erro, cabe ao auditor averiguar as diligências da situação, realizando todos os procedimentos cabíveis, a fim de obter as evidências necessárias sobre o assunto.
A detecção de fraudes não é tarefa simples de se realizar, até porque pessoas que esquematizam fraudes normalmente são muito inteligentes e que tentam se isentar de quaisquer suspeitas, utilizando-se, para tal fim, de vários meios, inclusive as facilidades que a tecnologia traz. Em contrapartida, a detecção do erro é mais simples, pois costuma vir seguido de falhas, ficando evidente que ocorreu devido ao despreparo por parte de quem o cometeu.
Para evitar que fraudes ou erros ocorram dentro de uma entidade, algumas providências devem ser tomadas, dentre elas, detectar as dificuldades e problemas no setor contábil, financeiro ou outro setor que demande controle, a fim de melhorar o planejamento de controle interno.

É fundamental que empresários busquem orientação legal para tomar decisões que atendam às suas necessidades. Por isso, a Fluxo Assessoria Contábil e Empresarial conta com uma equipe especializada para sanar suas dúvidas e auxiliar quanto a esta questão. Mais informações podem ser obtidas na Fluxo Assessoria Contábil e Empresarial, localizada na rua General Gomes Carneiro, nº 436, sala 21. Demais esclarecimentos pelo telefone (54) 2621-4868, WhatsApp (54) 99171-6095 e/ou (54) 99650.4036, pelo Facebook/ fluxocon ou pelo site: www.fluxocon.com.br.




Opine:

Fluxo Imóveis