O que é Margem de Contribuição (MC) e por que ela é tão importante

O que é Margem de Contribuição (MC) e como calculá-la?

De forma simples, a Margem de Contribuição representa o quanto sobra de uma venda para cobrir os custos fixos. Esse conceito é muito importante para a formação adequada do preço de venda dos produtos. A conta é simples: MC = Preço de venda - (Custos variáveis + Despesas variáveis). Ou seja, ao diminuir do preço de venda de um produto todos os custos e despesas variáveis que a empresa teve para vendê-lo, o resultado será a sua Margem de Contribuição. A MC será o valor que restará para pagar os custos e despesas fixas e para gerar o lucro.

Vejamos um exemplo:

Preço de venda do produto: R$ 100,00
Custos e despesas variáveis: (-) R$ 70,00
Margem de Contribuição: R$ 30,00

Se o custo fixo fosse de R$ 20,00, com os R$ 30,00 seria possível cobrir os custos fixos e gerar um lucro de R$ 10,00.

Para melhor esclarecer a composição do cálculo, devemos entender o que são custos e despesas variáveis. Os custos e despesas variáveis são todos os dispêndios que variam de acordo com a quantidade vendida. É importante separá-los dos fixos, que não irão variar se você vender mais ou menos. Para facilitar, apresentamos alguns exemplos:

Custos e despesas variáveis
Compra de matéria-prima, compra de Mercadoria para revenda, comissão sobre a venda, impostos sobre a venda, taxas cobradas nas vendas por cartão, entre outras.
Perceba que todos os itens acima irão aumentar se você vender mais e irão diminuir se você vender menos. Dessa forma, são variáveis.

Custos e despesas fixas
Aluguel de sala comercial, salários da área administrativa, entre outras.
Nesse caso, os itens não irão variar de acordo com a quantidade vendida. Dessa forma, são fixos.

Qual a importância da Margem de Contribuição (MC) na minha empresa?

A MC é genuinamente importante para a tomada de decisão. Através dela é possível identificar os diferentes retornos que cada produto proporciona, permitindo que a empresa, por exemplo, volte esforços em torno do produto mais rentável e abandone o menos rentável, reajuste o preço de venda, encontre alternativas para redução das despesas e custos variáveis, entre outros. Ela permite, também, encontrar o Ponto de Equilíbrio da empresa, que é o quanto ela precisa vender para cobrir todos os seus custos fixos e chegar ao Lucro 0 (Nem lucro nem prejuízo). Essa são algumas das utilidades da MC que são imprescindíveis para orientar o gestor a uma tomada de decisão assertiva.

Margem de Contribuição (MC) na prática

A MC pode ser calculada tanto no total do período (Todas as vendas - todos os custos e despesas variáveis) como individualizado por produto. Ambas proporcionam informações úteis, mas, na maioria das vezes, a informação da Margem de Contribuição por produto é mais relevante. E aqui encontramos uma dificuldade: Mesmo que o cálculo da MC seja simples, conhecer e compilar todas as informações individuais de cada produto para o cálculo é extremamente complexo! Sobre essa dificuldade, darei como exemplo as informações tributárias.

Um dos itens que mais causam confusão para determinar os custos e despesas variáveis é a tributação dos itens. Dependendo do regime de tributação da empresa, nas compras, a empresa poderá recuperar valores tributários, diminuindo o custo de aquisição. Em alguns casos, o valor da compra pode até ser maior, devido ao Diferencial de alíquotas do ICMS. Quanto às vendas, é importante conhecer cada tributo que incide sobre o produto e como ele funciona. Soma-se a isso o fato de que a tributação pode mudar de produto para produto, adicionando mais um nível de dificuldade no cálculo da margem de contribuição.

Apenas verificando a parte tributária já podemos entender o quão complexo um simples cálculo pode se tornar e o por que ocorrem tantos equívocos na formação do preço de venda.

Por isso, é importante se aliar ao contador para a apuração e interpretação da MC. A Fluxo conta com profissionais competentes e prontos para verificar e interpretar tais índices, colaborando fortemente com a tomada assertiva de decisões.




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