Planejamento tributário, essencial para todas as empresas

Muitas vezes, a complexa carga tributária que incide sobre as empresas brasileiras se torna uma dor de cabeça para os empreendedores que, muitas vezes, ficam com dúvidas na hora de cumprir com as obrigações fiscais. É neste momento que o planejamento tributário se torna essencial. Por isso, a Fluxo Assessoria Contábil e Empresarial esclarece algumas questões sobre este processo.


O principal detalhe é que o conjunto de regras a serem respeitadas é tão grande, que, de certa forma, você estará sempre sujeito a multas e outras penalidades caso não planeje o pagamento dos tributos com responsabilidade. Assim, além de contar com a assessoria de um contador, é importante que você entenda pelo menos o básico sobre o assunto.



O que é planejamento tributário?

Planejamento tributário é a gestão do pagamento de tributos de uma empresa e também o estudo de maneiras de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre ela. Assim como um administrador faz a gestão do estoque, das vendas, dos recursos humanos e demais áreas, o cumprimento das suas obrigações fiscais também deve ser gerido de maneira organizada. Ele nada mais é que conhecer, analisar, estudar e verificar todas as formas existentes de tributação que envolvem o seu negócio.


Neste caso, pode-se dividir o planejamento tributário em duas categorias: operacional e estratégica. A primeira opção é o modelo básico, que são os procedimentos estabelecidos na empresa para que sejam cumpridas todas as exigências legais. Para cumprir a correta escrituração das operações e o pagamento dos impostos nos prazos previstos, é necessário incluir essas tarefas na sua rotina de trabalho e alinhá-las com a equipe contábil.


Na segunda alternativa, para que o planejamento operacional seja possível, antes deve ser feito o estratégico, que, no caso, é simular o enquadramento da empresa no regime tributário mais conveniente e a obtenção do conhecimento de outras particularidades fiscais, que variam de acordo com o ramo de atividade, estrutura de capital, localização, modelo de contratação de recursos humanos e outros.



Por que você precisa planejar

O objetivo do planejamento tributário é diminuir as despesas da empresa. Isso quer dizer reduzir o número de tributos pagos e os valores que incidem sobre o negócio – o que é chamado de elisão fiscal. Afinal, você sabe bem que, para ter um produto ou serviço competitivo, chegar a um preço de venda mais baixo é fundamental, e um dos fatores que atrapalham isso são os altos impostos.


Se você chegou até aqui e percebeu que cabem mudanças na sua empresa, não perca tempo e comece agora mesmo. Primeiro de tudo você precisa encontrar um profissional especializado. Quanto maior for a empresa e mais complexa a sua atividade (vários tipos de produtos e serviços), mais trabalho terá.


Para te ajudar a planejar, analisar e conhecer mais sobre esta questão, a Fluxo Assessoria Contábil e Empresarial possui uma equipe altamente qualificada, que poderá ajudar a sanar todas as dúvidas sobre este processo. Para saber mais, visite a Fluxo na rua General Gomes Carneiro, número 436, Sala 21, Centro, ou contate seus profissionais pelo telefone (54) 2621-4868, Whatsapp (54) 99171-6095.




Opine:

Fluxo Im�veis