5 principais características de um empreendedor de sucesso



Não basta ter uma ideia de negócio e capital para investir. O sucesso de uma pequena empresa ou startup depende muito do perfil do empresário. O empreendedor nato tem um conjunto de características indispensáveis. "É otimista, tem coragem para aceitar riscos e um desejo de ser protagonista", explica Pablo Ribeiro, diretor de Pesquisa e Mobilização da Endeavor.
Para Alessandro Leite, gerente do Sebrae-SP, é possível desenvolver determinados comportamentos para quem deseja ser bem sucedido gerenciando o próprio negócio.
"Tem que ter um propósito, o empreendedor precisa fazer uma coisa que ele acredita", completa Alessandro Saade, professor do Master em Empreendedorismo e Novos Negócios da Business School São Paulo. Veja algumas habilidades comportamentais indispensáveis para quem quer empreender.
1. Iniciativa
Colocar em prática uma ideia de negócio quando muitas pessoas tentam te convencer a não fazer é muito difícil. "Muitos enxergam as oportunidades, mas não conseguem colocar em prática porque não tem iniciativa", resume Leite.
2. Capacidade de planejamento
Ter metas e monitorar as informações de uma empresa são atitudes necessárias para quem deseja crescer de maneira planejada. Para Leite, montar um plano de negócios no começo da empreitada e depois deixar de lado não é recomendável.
"O empreendedor precisa saber o quanto ele precisa vender para dar certo, o quanto precisa para ter de lucro. Tem que ter indicadores para acompanhar o negócio dele", completa Saade.
3. Autoconfiança
Confiar em suas próprias opiniões e transmitir confiança para sua equipe são comportamentos essenciais para quem almeja ter sucesso no mundo do empreendedorismo.
Para Ribeiro, discutir os dilemas com alguém que você confia é uma maneira de trabalhar a autoconfiança. O mentor pode ser desde o investidor do negócio a um profissional experiente no mercado.
4. Liderança
Mesmo um profissional tendo trabalhado durante muito tempo como subordinado é possível que ele seja o líder de sua empresa. "Empreendedor que fica mais preso no operacional acaba deixando de se desenvolver. E isso acaba refletindo no negócio", ressalta Leite.
"Ele pode ser muito bom tecnicamente, mas tem que ter noção de gestão", afirma Saade. Entretanto, ele explica que, muitas vezes, é recomendável contratar alguém do que desenvolver a competência. Segundo Ribeiro, montar um time de sucesso é uma habilidade que nem todos os empresários possuem e que faz a diferença.
5. Perseverança
Desistir com facilidade não faz parte do dia a dia de nenhum empreendedor de sucesso. "Não vai acertar de primeira, errar ajuda a conseguir ir para frente. Faz parte do sucesso ele errar", resume Saade. E é o empreendedor que tem perseverança para continuar que pode se destacar no mercado.
Fonte:Camila Lam,Exame.com




Opine:

Fluxo Imóveis